Ícone do site Davia

Porque sua marca não vende tanto quanto deveria

Imagem café celular notebook oculos mesa caderno google

Hoje vou listar os motivos porque sua marca estagnou e você não consegue aumentar significativamente o número de clientes e faturamento. Bom, se você não sabe o que está fazendo de errado tenho que ser direto e dizer que você precisa agir logo. Seguindo minhas dicas em breve sua empresa estará se destacando em seu segmento e você estará colhendo os frutos do sucesso.

1. SE MEXA

Não fique parado só porque você toda hora houve falar de crise aqui e crise lá. Existem ações de marketing que não são caras e que podem te ajudar a ter mais reconhecimento e retorno. Nunca se esqueça que enquanto você lamenta outras pessoas conquistam os clientes que deveriam ser seus.

2. INVISTA EM SUA MARCA

Isso mesmo… investir é a palavra de quem quer colher algo. Sempre que buscamos receber algo lá na frente, dizemos que estamos investindo. Com uma marca é igual. Para colher os frutos lá na frente é importante se diferenciar. Sua marca é a identidade da empresa e tudo começa aí.

Então tenha carinho no desenvolvimento de sua marca. Não faça com qualquer profissional e sim com empresas qualificadas e que tenham bons trabalhos.

Sua marca tem que ser estudada e seu posicionamento planejado com muita atenção. Não se trata apenas de desenhar qualquer símbolo, escrever o nome da sua empresa ao lado com uma fonte qualquer e tudo bem. Não é bem por aí. Se você pensa dessa maneira é muito importante ler esse artigo até o final.

Entenda que sua marca é valiosa, tanto quanto sua casa. Sua marca pode te ajudar a comprar uma ou duas casas ou aquele carro que você tanto quer, ou  até mesmo sustentar sua família e a família de todos os seus funcionários. Não subestime sua marca. Ela é e pode se tornar ainda mais valiosa. Depende apenas da forma como você a posiciona com seus clientes, fornecedores e colaboradores. 

3. MARKETING É SEMPRE A SOLUÇÃO

Sim e, se você não faz isso, pode ter certeza que seu concorrente vai fazer, mesmo que de qualquer jeito e vai conquistar os clientes que poderiam ser da sua empresa.

Então mude a chavinha e faça melhor do que seu concorrente. Faça tão bem que chegue a parecer que sua empresa contratou a agência de publicidade que cuida de campanhas de empresas grandes.

Como não existe milagre, então será necessário contratar uma boa agência de publicidade para estruturar suas ações. Essa contratação é necessária, pois não adianta querer fazer sozinho ou colocar um estagiário para fazer o serviço que muitas vezes pode mais atrapalhar do que ajudar. Uma agência de publicidade tem profissionais com muita experiência trabalhando para o crescimento de sua empresa. Fora que tendo uma agência de publicidade a sua empresa terá suporte e vai poder cobrar os resultados.

Eu até usaria um exemplo meio besta, mas você cortaria seu cabelo ou deixaria uma pessoa sem experiência mexer nele? Claro que não. Só faria com um profissional, não é? Exato. Com o marketing tem que ser igual, senão você corre o risco de perder dinheiro e tempo fazendo sozinho ou com qualquer um. Ou seja, perde eficiência e dinheiro.

4. MARKETING NÃO É DE GRAÇA, MAS É RENTÁVEL

Quando se fala em marketing ou publicidade temos que ter uma palavra na mente: RETORNO. Todo investimento tem que retornar algo como: reconhecimento de marca, venda de produto ou serviço, captação de novos clientes, etc. Isso é contemplado no planejamento de marketing como: expectativas da empresa x objetivo da marca.

Se o objetivo de sua empresa com marketing é aumento de faturamento, isso tem que estar muito bem alinhado com sua agência de publicidade para que juntos sejam feitas ações para concretizar o objetivo proposto.

E tem que estar claro em sua mente que investimentos em mídia, fora o custo da agência de publicidade, são necessários, se seu objetivo é vender mais, pois nenhum canal de comunicação vai deixar você anunciar de graça a não ser as redes sociais.

Mas é claro que existem formas mais econômicas e rentáveis de divulgar seu negócio como: criando conteúdo para suas redes sociais para engajar seus seguidores atuais, mas se quiser conquistar novos seguidores o ideal é investir em mídia alinhado a uma estratégia de marca. Para isso é importante ter uma verba destinada a isso.

5. AÇÕES DE MARKETING DE BAIXO CUSTO

É possível fazer mais com menos. As redes sociais estão aí para não me deixar mentir. Hoje em dia é possível fazer conteúdos e simplesmente divulgar no Facebook ou YouTube e pronto. Todo mundo que tem uma câmera no celular e vontade de crescer consegue. Seus seguidores, em questões de minutos, começarão a curtir e comentar sua postagem. Mas para realmente engajar novos clientes e conquistar novos seguidores é importante patrocinar da forma correta, pois o Facebook tem um mecanismo que só mostra sua postagem para cerca de 5% dos seus fãs e isso é uma forma de te “obrigar” a patrocinar o conteúdo caso queira ter um alcance maior de sua postagem. Por isso é importante ficar atento, pois fazer conteúdos que não estejam alinhados com um objetivo de marketing deixa suas ações muito vagas.

Você pode pensar que é uma sacanagem e isso e aquilo, mas é o negócio deles. Eles nos dão de graça uma poderosa ferramenta de comunicação e em contrapartida eles tem que ganhar de algum jeito, não é mesmo? E eles ganham com os anúncios.

Outra ação de marketing bem comum são as palavras chave do Google Adwords, mas dependendo do seu segmento pode ficar bem caro usar essa mídia, pois se trata de um leilão de palavras chaves e quem paga mais pela palavra mais relevante fica no topo da página. Existem segmentos, como o de desentupidoras por exemplo, que a palavra “desentupidora no Morumbi” está custando R$ 152,62 o clique. Isso o clique. Acabei de pesquisar aqui. Isso significa que se alguém clicar e não te contratar você tem um custo alto, mas o retorno também é alto, pois é um serviço de urgência, ninguém ficará pesquisando no Google 10 desentupidoras para escolher a mais barata. Você vai no primeiro que aparecer e já vai ligar para resolver o seu problema, então é por isso que o custo é tão alto, mas o índice de fechamento também é.

Bom, eu poderia ficar falando aqui por horas sobre ações de marketing para o sucesso de sua marca, mas com o pouco que já expliquei será possível começar a movimentar sua marca para que tenha um aumento nas vendas de sua empresa.

É importante dizer também que essas dicas que dei são básicas e se você não seguir, lamento em dizer, mas se prepare para ser engolido pelo mercado, pois seus concorrentes não terão medo de conquistar seus possíveis clientes.

O mais importante é ter uma agência de publicidade cuidando da sua marca. Hoje em dia vejo um monte de empresários com carros que custam mais de 100 mil e não investem nem 0,005% desse valor no marketing de sua empresa e ainda querem retorno. Desculpem, mas para mim isso não é um empresário. Empresário quer que ver sua empresa lá no alto, voando, e a lógica é simples. Nunca pare de alimentar seu rebanho, pois o que garante a fartura é a quantidade de vacas que nos dão o leite.

Bom pessoal, é isso. Espero ter ajudado vocês e caso tenha ficado alguma dúvida acessem nosso site em www.davia.com.br ou mandem um e-mail para contato@daviacomunicacao.com.br. Será um prazer poder ajudar sua empresa nessa jornada de crescimento.

Avante meus amigos e contem com a Davia para o que precisarem.

Crie sua estratégia de marketing com a Davia

Solicite sua Estratégia Agora
Sair da versão mobile