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Sua empresa tem uma Marca ou Logomarca? Entenda a diferença.

Catálogo de Produtos Stracta Biomedical

Detectamos, nesses mais de 10 anos, que muitos empreendedores ou profissionais de marketing, quando chegam até a Davia, vem em busca de um ou uma “logo”, uma “marca”, um “logotipo” ou até uma “logomarca”.

Que confusão de nomes, né? Sendo que na verdade todos estão em busca de uma coisa só. Uma representação gráfica da sua empresa. Um rosto para ser reconhecido no meio dessa multidão de símbolos nesse vasto mercado.

Para facilitar o entendimento, vamos deixar mais claro cada uma das denominações abaixo:

LOGOMARCA
Logo (do grego logos) = Significado
Marca (do germânico markas) = Significado

Essa discussão se iniciou por causa dessa redundância em sua tradução (o significado do significado) e o fato de existir única e exclusivamente aqui no Brasil, fugindo dos padrões internacionais de criação de marca. Mas uma coisa é fato: a palavra já faz parte do dia a dia dos profissionais, sendo correta sua interpretação ou não. Bom, na dúvida não use.

LOGOTIPO
Logo (do grego logos) = Significado
Tipo (do grego typos) = Figura

Refere-se ao Lettering. É o conjunto de letras usados de forma original para representar de maneira única o nome da empresa. Pode ser utilizado sozinho ou acompanhado de um símbolo gráfico da marca.

LOGO
Logo é a abreviacão de logotipo ou logomarca. Pode ser usado para “a” logo (logomarca) ou “o” logo (logotipo).

MARCA
Marca é a forma correta de se falar do assunto, pois nela estão o símbolo e o logotipo. Criando assim a assinatura visual da empresa. Porém, seu sentido é muito mais amplo que um simples desenho. A marca é a representação da empresa na mente dos consumidores. Uma marca vai além e proporciona experiências entre empresa e público, sejam elas verbais, visuais ou sensoriais.

Após explicar do que se trata cada uma das denominações ficou mais fácil de entender, não é? Todas empresas buscam, na verdade, ter uma marca e não apenas um logo.

Veja abaixo um exemplo demonstrado sob uma marca que criamos:

A Stracta Biomedical é uma indústria da área da saúde que fabrica grãos para enxertos ósseos.

As pessoas estão em busca de uma marca para sua empresa, por mais que a chamem de logo, logotipo ou logomarca.

A marca é muito mais do que um simples elemento gráfico. A marca é a sua empresa como um todo. Ela representa a empresa nos diversos pontos de contato que ela possa estar e oferece experiências ao seu público. Uma marca pode ser muito mais viva e presente do que muitas pessoas de carne e osso e por se fazer tão presente acaba falando diretamente com seu público através de elementos visuais, tom de voz ou sensações criadas para a diferenciar de seus concorrentes.

Seria simplista demais pensar que é fácil a tarefa de criar e gerir uma marca. Criar uma marca demanda muito conhecimento de planejamento, estratégia e design. Um passo em falso e sua marca vai pro espaço, literalmente.

Por isso, mais do que um símbolo gráfico, acaba sendo fundamental na construção da marca o estudo e análise feita sobre o ambiente ela será exposta e a ligação emocional que ela terá com seus consumidores.

Não estamos dizendo que a fonte, a forma e a cor não são importantes. Na verdade são importantíssimos para a construção de uma marca, mas existem diversos outros pontos que são esquecidos ou simplesmente deixados de lado por algumas empresas ou profissionais na hora de construir uma marca expressiva.

Com tudo isso, as marcas ficaram mais acessíveis e vulneráveis em relação ao seu público com a fusão dos meios tradicionais e os digitais.

Isso até pode ser encarado com pessimismo por alguns gestores, porém deve ser encarado como uma grande oportunidade para essas marcas mostrarem que são superiores e apaixonantes em relação aos seus concorrentes. Finalmente uma oportunidade de criar laços emocionais com seus consumidores.

Mas com certeza essa fusão de meios não afetará marcas bem assessoradas e que se importam com seu público, pois essas marcas saberão trabalhar e dar a atenção e tratamento correto a cada cliente.

Bom, é isso que todo profissional de marketing ou empreendedor deveria se preocupar. Com a marca como um todo e não apenas com sua assinatura visual.

Quando a ficha cair e as empresas entenderem a diferença entre um logo e uma marca. Podem ter certeza que teremos empresas mais presentes na vida de seus consumidores e que se destacam em seus segmentos, por mais saturado que esse meio esteja.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Se gostou compartilhe.

Se você tem dúvidas se sua marca está ou não alinhada com o DNA da empresa, entre em contato com nossa agência de publicidade e solicite uma análise. Basta clicar no botão abaixo e enviar uma mensagem. Será um prazer atendê-los.

Abraços. Claudio Lima.

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